top of page

Artigo de pesquisadores do Núcleo de Estudos da Tecnociência (PPGDR/FURB) conquista o Prêmio Bronze no III Encontro com a Ciência

  • D.ra Maria
  • 6 de nov.
  • 3 min de leitura
ree

Trabalho de Dra. Maria Rossi e Dr. Marcos Mattedi é reconhecido entre os melhores do evento que ocorre dia 11 de novembro, na UFRJ, por propor avanços teóricos na Gestão Integral de Risco de Desastres


O artigo “Da Gestão de Risco de Desastres (GRD) à Gestão Integral de Risco de Desastres (Integral Disaster Risk Management – GIRD): avanços epistemológicos com o novo paradigma teórico-conceitual da gestão dos desastres”, de autoria da Dra. Maria Rossi e do Dr. Marcos Mattedi, pesquisadores do Núcleo de Estudos da Tecnociência do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, conquistou o 3º lugar geral e o Prêmio Bronze no III Encontro com a Ciência – Estado, Ciência e Sociedade na produção de conhecimento científico e tecnologias para a atuação em desastres. A Cerimônia de Premiação acontece no dia 11 de novembro de 2025 na COPPE/UFRJ, no Rio de Janeiro, com transmissão online (even3.com.br/iii-encontro-com-a-ciencia-627462).


O Encontro, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reúne pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater a integração entre Estado, ciência e sociedade na produção de conhecimento e tecnologias voltadas à redução de riscos e desastres.


O artigo premiado apresenta uma contribuição teórica significativa ao propor a transição do modelo tradicional de Gestão de Risco de Desastres (GRD) para o paradigma da Gestão Integral de Risco de Desastres (GIRD) - abordagem que incorpora dimensões sociais, territoriais, políticas e epistemológicas no enfrentamento de desastres.


A GIRD representa um avanço epistemológico na compreensão e gestão dos desastres, pois desloca o foco da reação para a integração entre Prevenção, Governança e Território. Mais do que uma metodologia, ela constitui um novo paradigma conceitual, que reposiciona a ciência (conhecimento científico), o Estado e a Sociedade como coprodutores da gestão do risco. Ao articular a Governança Multinível (institucional) e a Governança Territorial Local (conceitual e prática), a GIRD promove um caminho possível para a efetiva construção de resiliência sustentável e participativa tendo a Sociedade Civil inserida no processo decisório da gestão dos desastres (Defesa Civil).


Segundo os autores, “o reconhecimento concedido por este prêmio reforça a importância de compreender os desastres como processos complexos e multiescalares, que exigem uma gestão integrada e colaborativa entre ciência, Estado e sociedade”.


Além do Prêmio Bronze, a Dra. Maria Rossi também conquistou Menção Honrosa (6º lugar) com o artigo “A intersetorialidade e a Gestão Integral de Risco de Desastres em Santa Catarina”, desenvolvido em coautoria com a Profa. Dra. Tânia Regina Krüger, docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, onde Maria realiza estágio pós-doutoral.


As pesquisadoras também tiveram aprovado o trabalho “Desastres Socioambientais e Gestão Territorial Sustentável em Santa Catarina”, que será apresentado durante o evento.


A Comissão Científica do III Encontro com a Ciência avaliou os trabalhos com base em critérios de relevância, originalidade e contribuição científica. O artigo dos pesquisadores do Núcleo de Estudos da Tecnociência obteve média 4,4, figurando entre os três melhores do evento. O Prêmio Bronze reconhece o rigor teórico e a relevância social da pesquisa, que dialoga com os desafios contemporâneos da governança de riscos e da sustentabilidade territorial.


Evento: III Encontro com a Ciência – Estado, Ciência e Sociedade na produção de conhecimento científico e tecnologias para a atuação em desastres

Data: 11 de novembro de 2025, com início às 07:30hs

Local: Auditório da COPPE, Bloco G, Sala 122 – Av. Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária, UFRJ – Rio de Janeiro/RJ

 
 
 

Comentários


  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page